Estamos vivendo momentos difíceis e aflitivos em nossos tempos. A sociedade, incrédula e desanimada com a violência e a insanidade, assiste com passividade os acontecimentos. Ainda que entre tantas crises, tantas incertezas, sofrimentos e violências, é que devemos conservar o espírito fortalecido, a solidariedade, o amor e a fraternidade em favor daqueles jovens que se deixaram embrenhar-se pelo mundo ilusório das drogas.
Embora indignados com a triste e lastimável realidade, alguns se corrompem, outros resistem e outros se sucumbem como alvos da guerrilha do tráfico e da criminalidade. Dentro das comunidades do país encontram-se disputas e rivalidades que são os germes da violência e da agressão. As drogas estão devastando, destruindo a infância e a adolescência.
A desordem está se generalizando nas grandes metrópoles, servindo de exemplo para os municípios interioranos. É o que vem acontecendo nos últimos anos em Rio Pomba: alguns grupos de jovens se enveredam na maconha, cocaína, crack e outras, e fazem opção por caminhos perversos de assaltos e roubos, rixas entre turmas armadas, levando a óbitos. Os menores delinquentes, em sua maioria, são produzidos pela miséria, pela falência familiar, pelo álcool e pelas drogas ilícitas, sem que tenham responsáveis que possam exigir deles a acessibilidade à educação. Felizmente, já existe em nossa cidade o Grupo de Amor-Exigente, que vem atuando na formação de jovens e adolescentes e na reestruturação das famílias, através de palestras semanais e encontros; além da Arpama, cuja associação está voltada para a prevenção, conduzindo adolescentes e jovens às práticas esportivas, de dança, ensinos profissionalizantes, como computação e outros. A Prefeitura Municipal está atenta, oferecendo a prática de esportes, através de suas quadras/e ou contribuindo com as equipes esportivas; o acesso à computação digital, por meio de seus Telecentros Comunitários nos bairros Santa Isabel, São Manoel e América, como prevenção para malefícios; além do encaminhamento desses jovens para casas de recuperação através da Secretaria de Saúde e do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, ação essa também exercida com muito interesse pela Polícia Militar.
Aprendemos que enquanto existir vida haverá esperança. Por isso, a humanidade espera da família um futuro seguro, uma existência plena em saúde, educação, moradia, alimentação, espiritualidade e lazer. Como sinônimo de esperança, a família tem o comprometimento de se unir para cuidar dos filhos e do próximo, através da formação moral e espiritual e de uma boa educação. Nesse caso, é indispensável que a família, o Estado e a Igreja caminhem juntos para a construção de um processo educativo sempre em favor da vida, da dignidade humana e do bem-comum.
Ultimamente, as mídias impressa e falada vêm divulgando notícias que envolvem miséria, fome, perseguição, violência, guerra, morte e destruição. Por sua vez, a humanidade grita por mais dignidade com anseios de paz. Essas manifestações continuam, mas enquanto não forem atingidas as causas da violência, serão dissipadas as esperanças que darão lugar às agressões.
Fica aqui a sugestão para os candidatos à Presidência da República e demais governantes, para que os temas “Violência” e “Segurança” sejam umas das prioridades nos debates de suas campanhas eleitorais, para que possam integrar de forma efetiva e legitimada às ações públicas, garantindo segurança e proteção ao cidadão.